SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O TELECENTRO - CASA DA CULTURA

Consulte o Edital abaixo e se você tiver o perfil solicitado inscreva-se somente na Casa da Cultura até o dia 04/03/2011.
A PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRADINHO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO
CASA DA CULTURA – TELECENTRO SOBRADINHO – RS

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA
PROGRAMA TELECENTROS.BR
PROGRAMA INCLUSÃO DIGITAL

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, a Casa da Cultura e o Telecentro Sobradinho – RS, está selecionando duas (2) pessoas para o preenchimento de vagas de bolsista e mais seis (6) suplentes, na modalidade MONITOR DE TELECENTRO, ofertadas pelo Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR que é uma iniciativa do Governo Federal no âmbito do Programa Inclusão Digital, cuja Coordenação Geral  é realizada conjuntamente por um colegiado composto pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e das Comunicações e do Planejamento.

1- DO BOLSISTA

1.1- MONITOR DO TELECENTRO – É a pessoa responsável pelo atendimento ao público no espaço do telecentro, auxiliando e propondo processos que permitam aos frequentadores fazer uso das tecnologias de informação e comunicação disponíveis de maneira articulada ao desenvolvimento da comunidade.

1.2- VALOR DA BOLSA MENSAL: Os monitores atendidos pelo Programa Telecentros.BR são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O valor da Bolsa definido pelo projeto para dois monitores é de R$ 241,50.

1.3- REQUISITOS: Jovem com idade entre 16 e 29 anos, morador da comunidade na qual o telecentro está instalado, Ensino Médio completo ou estar cursando Ensino Fundamental, Médio ou Técnico de Nível Médio; dedicação de 6 (seis) horas por dia, ou 30 (trinta) horas semanais, incluídas 2 (duas) horas diárias de participação no curso a distância, durante 12 (doze) meses ininterruptos; ser brasileiro nato, ou brasileiro naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país.

1.4- ATRIBUIÇÕES: Participar de todos os módulos e atividades do curso da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital; atender ao público por, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais; promover o uso efetivo das Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento local em suas múltiplas dimensões; trabalhar ativamente para que toda a comunidade local independentemente de grupo, filiação partidária ou opção religiosa, idade, escolaridade e outros elementos de diversidade, aproprie-se do espaço do telecentro para seu uso e beneficio; promover atividades de formação junto aos usuários do telecentro para seu uso e beneficio; promover atividades de formação junto aos usuários; incentivar a criação de projetos de desenvolvimento comunitário em diversas dimensões, mediante regras preferencialmente definidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e Casa da Cultura, conforme as especificidades locais; zelar pelo funcionamento do Telecentro de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR (em anexo); apoiar os usuários na navegação livre e assistida; zelar pelas boas condições dos equipamentos disponíveis no Telecentro da unidade; relatar para o gestor ou responsável pelo Telecentro sobre eventuais problemas técnicos (software e hardware) que aconteçam; elaborar o relatório individual mensal de atividades, de acordo com as orientações da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital; colaborar com as atividades de avaliação do projeto; registrar, sistematicamente, informações no sistema de monitoramento do Programa Telecentros.BR; cadastrar usuários e manter registro atualizado dos atendimentos realizados; trabalhar colaborativamente com o gestor, outros monitores e demais atores envolvidos no Telecentro.

1.5- CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS COM RELAÇÃO AO CANDIDATO A MONITOR: liderança, capacidade de comunicação e diálogo; trajetória de envolvimento participativo na comunidade; capacidade de mobilização; afinidade/disposição para lidar com as tecnologias; capacidade de interpretação de textos.

1.6- FORMAÇÃO DE MONITORES DO TELECENTROS.BR
O curso de formação terá duração de doze meses para cada monitor, com carga horária total de 480 horas. A maior parte das atividades será oferecida na plataforma de educação a distância Moodle exclusiva da Rede Nacional de Formação, em software livre. Cada aluno deverá dedicar em média duas horas por dia ao curso, e também participar de algumas atividades presenciais.

1.7- NÃO PODEM SE CANDIDATAR: pessoas que tenham parentesco até 3º grau com os responsáveis pela seleção dos monitores; pessoas com vinculo empregatício.

2 – INSCRIÇÃO
As inscrições serão realizadas do dia 14/02/2011 até dia 04/03/2011, no horário de 8h30min. às 11h30min. e das 13h30min. às 17horas, através do preenchimento de uma ficha de inscrição, que estará disponível na Casa da Cultura e na Unidade do Telecentro Sobradinho. Após o preenchimento, a ficha de inscrição deverá ser impressa, assinada e entregue na Casa da Cultura. Informações, regulamento de seleção pode ser obtida diretamente na Casa da Cultura ou no blog http://casadacultura-sobradinho-rs.blogspot.com/. Junto com a ficha de inscrição, o candidato deverá apresentar, os seguintes documentos:
a) – comprovante de escolaridade;
b) – comprovante de residência, permitida, para tanto, a apresentação de original e cópia de contas de luz ou telefone. Caso não estiver em seu nome, anexar declaração do responsável de que reside no imóvel.

3 – SELEÇÃO
O Processo de seleção dos candidatos à bolsa no Programa Inclusão Digital do Telecentro Sobradinho, RS, será presidido por um Comitê de Seleção constituído por: um membro da Casa da Cultura, um membro do Conselho Municipal de Educação, um membro do Conselho Municipal de Cultura, um membro da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, um membro da Secretaria Municipal de Administração, um membro de Setor de Informática da Prefeitura Municipal de Sobradinho, um Membro da Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal de Sobradinho, um Membro do Banco do Brasil, agência Sobradinho, RS.

3.1- FASE ELIMINATÓRIA
Com base na ficha do candidato, verificar se ele ou ela atende a todos os requisitos obrigatórios. O não atendimento a um desses eliminam o candidato:
• Idade entre 16 a 29 anos
• Morador da comunidade na qual o telecentro está instalado;
• Ter Ensino Médio completo, ou estar cursando Ensino Fundamental, Médio ou Técnico de Nível Médio;
• Tempo disponível de 6 horas por dia durante 12 meses;
• Não ter vínculo empregatício.
Atenção: caso o candidato tenha relação de parentesco, até 3° grau com algum dos responsáveis pela seleção dos monitores, será automaticamente eliminado.

3.2 – SEGUNDA ETAPA:
CRITÉRIOS GERAIS
PONTUAÇÕES
PONTOS
Conhecimento de suas atribuições (Item 1)
0 a 4 pontos.
4,0
Histórico de atividades de trabalho voluntário
1 ponto para cada atividade de trabalho voluntário comprovada, até o limite de 5 atividades
5,0
Tempo de trabalho em telecentros
1 ponto para cada 3 (três) meses de trabalho. Para cada mês adicional 0,5 (meio) ponto, até o limite de 12 meses.
4,0
Familiaridade com o uso da tecnologia da informação de Software Livre
0,5 (meio) ponto para cada item citado, até o limite de 5.
2,5
Formação extracurricular em áreas relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido no telecentro
0,5 (meio) ponto para cada curso comprovado, limitada ao máximo de 5 experiências.
2,5
Experiência profissional em áreas relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido no telecentro
0,5 (meio) ponto para cada experiência profissional, limitada ao máximo de 4 experiências.
2,0
TOTAL
20,0

3.3- FASE FINAL – Entrevistas individuais
CRITÉRIOS GERAIS
PONTUAÇÕES
PONTOS
Liderança. Identificar se tem perfil pró-ativo e condições de se reconhecer e atuar como agente de transformação social na sua comunidade.
0 a 4 pontos
4 pontos
Capacidade de comunicação e diálogo. Verificar se a pessoa apresenta uma bom relacionamento interpessoal e abertura para trabalhar de forma solidária, cooperativa e interativa.
0 a 5 pontos
5 pontos
Interesses convergentes com os do projeto. Questionar sobre os motivos que a (o) fizeram optar pela vaga na seleção e de que forma pretende atuar no telecentro. É importante levantar quais são os planos futuros e objetivos de cada candidata (o) e que tipo de relação esses planos e objetivos estabelecem com os princípios e as atividades que serão realizadas no telecentro.
0 a 4 pontos
4 pontos
Capacidade de interpretação de textos. O monitor participará do curso de formação oferecido pela Rede de Formação, totalmente a distância, por meio da internet. Por isso é muito importante analisar a capacidade de leitura e escrita do candidato. Uma estratégia é solicitara leitura do texto que está anexo A - e discutir qual o seu entendimento sobre o assunto.
0 a 4 pontos
4 pontos
Total

20 pontos

3.4- CRITÉRIO DE DESEMPATE:
Após todas as demais etapas de seleção, em caso de dois ou mais candidatos obtiverem a mesma pontuação, o critério de desempate será a idade, o candidato mais velho tem preferência.

3.5- DESISTÊNCIA DO CANDIDATO APROVADO:
Se o candidato aprovado desistir da vaga será chamado o 1° suplente, se este desistir será chamado o 2° suplente e assim sucessivamente. O candidato ao assumir o compromisso, após assinada a documentação pertinente, deverá assumir a função e deverá realizar o curso de formação à distância por 12 meses.




4- FICHA DE INSCRIÇÃO DO CANDIDATO À BOLSISTA DO PROGRAMA TELECENTROS.BR

1.Nome: ___________________________________________________________

2. Data de nascimento: ___/____/_____

3.Endereço: _______________________________________________________

Bairro:______________________________________________________________

Município: ___________________________________________UF:____________

Tel. fixo e/ou celular: _________________________________________________

E-mail: _____________________________________________________________

4. Escolaridade:
(  ) Ensino Fundamental incompleto   (  ) cursando Ensino Fundamental   (  ) cursando Ensino Médio   (  ) Ensino Médio completo      (  ) Cursando Técnico de Nível Médio

5. Tempo disponível para atuar como monitor no telecentro durante 12 meses:
(  ) até 5 horas diárias   (  ) 6 horas diárias   (  ) mais de 6 horas diárias

6. Atualmente está trabalhando com carteira assinada (vínculo empregatício)?
(  )Sim (  )Não

7. Na sua opinião, qual a função do monitor no telecentro?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

8. Você fez ou faz algum trabalho voluntário em projetos sociais na comunidade. Se sim, em qual projeto e o que você fez?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

9. Você já trabalhou em telecentro? Se sim, preencha os dados abaixo.
Nome do telecentro:___________________________________________________
Bairro:______________________________________________________________
Município___________________________________________________________
UF: ______ Data de início: _____/____/______ Data de saída :_____/____/_______

10. Você tem familiaridade com o uso de tecnologias da informação? Se sim, com quais?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

11. Quais cursos extracurriculares você já fez ? Cite abaixo
Nome do Curso
Entidade
Ano













12. Se tiver experiência profissional, indique o nome da entidade onde trabalhou, sua função, período de início e término.

Nome da entidade: ____________________________________________________
Função:_____________________________________________________________
Data de início: _____/____/___________         Data de saída: _____/____/________


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

19º Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese

DIVULGADOS OS VENCEDORES DO 18º CONCURSO LITERÁRIO JORNALISTA VALACIR CREMONESE – 2022.

18º Concurso Literário “Jornalista Valacir Cremonese” – Centro Serra- 2022