CONCURSO MUNICIPAL ESTUDANTIL DE POESIA

CASA DA CULTURA E BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE SOBRADINHO

Promovem:

CONCURSO MUNICIPAL ESTUDANTIL DE POESIA
ALUSIVO AO DIA DA POESIA (14/03) E
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (05/06)

PROMOÇÃO:
Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal

APOIO:
Prefeitura Municipal de Sobradinho - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Conselho Municipal de Cultura, Academia Centro Serra de Letras, Escolas Municipais e Estaduais de Sobradinho, Polo Regional de Ensino Superior à Distância de Sobradinho, Universidade de Santa Cruz do Sul-Campus Sobradinho, Faculdades Dom Alberto, e Meios de Comunicação.

OBJETIVO:
Promover o gosto pela poesia, valorizar a expressão literária, despertar o interesse dos estudantes pela escrita criativa, refletir sobre a vida e o meio ambiente.

DATAS:
Dia da Poesia - 14 de março - lançamento do Concurso na Sala de Reunião do Centro Administrativo Municipal , às 16h45min.
Semana do Meio Ambiente – de 30 de maio a 05 de junho de 2011
Inscrições – de 15 de março a 18 de maio de 2011
Julgamento – popular de 30 de maio a 02 de junho de 2011
Desidentificação dos vencedores – 03 de junho de 2011 - pela manhã
Premiação – 03 de junho de 2011 – à tarde

REGULAMENTO

TEMA:
            A vida e o meio ambiente.

GÊNERO LITERÁRIO:
            Poesia.

QUEM PODE PARTICIPAR:
            Estudantes das escolas públicas municipais e estaduais de Sobradinho, Universidades e Pólos de EAD de Sobradinho. Não podem participar as pessoas diretamente ligadas ao recebimento das inscrições.

CATEGORIAS:
1) Ensino Fundamental – Anos Iniciais;
2) Ensino Fundamental – Anos Finais;
3) Ensino Médio e Técnico de Nível Médio;
4) Ensino Superior.

INSCRIÇÕES:
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na Casa da Cultura – Biblioteca Pública Municipal - Profa. Felícia Almeida Forzen Vidal, do dia 15 de março até o dia 18 de maio, de segunda à sexta-feira, das 8h30min. às 11 horas e das 13h às 15 horas.
Obs.: Não serão aceitas inscrições via Correio, nem Correio Eletrônico.
            A Inscrição acontecerá com o preenchendo da Ficha de Inscrição número 1 e número 2, anexando a estas a poesia concorrente. Na ficha n° 1 constará o número de inscrição, o título da poesia, série, idade e anexo uma cópia da poesia. Na ficha n° 2 constará o número de inscrição, o título da poesia, o nome completo do concorrente, Escola ou Universidade onde estuda, endereço da Escola ou Universidade, nome completo do Professor ou Tutor que o auxiliou e anexo uma cópia da poesia. A ficha de inscrição n° 2 será colocada em uma urna, que somente será aberta no dia da desidentificação, durante a Semana do Meio Ambiente.
Obs.: O Estudante só pode participar com uma inscrição, ou seja uma poesia. O estudante Universitário, se desejar, poderá indicar um professor de Português/Literatura, que já foi seu professor em outra etapa da vida escolar para ser homenageado.

CONDIÇÕES PARA ENTREGA DAS POESIAS:
            A poesia deverá ser entregue em duas vias, uma com a ficha n° 1 e outra com a ficha n° 2, digitada e impressa em papel A4, com margens de 2,5cm, impressa em apenas uma face, com fonte (letra) Times New Roman ou similar, em tamanho da fonte(tamanho da letra) 12. 

JULGAMENTO E SELEÇÃO DOS VENCEDORES:
            As poesias serão expostas durante a semana do Meio Ambiente de 30 de maio a 02 de junho, para serem julgadas pela população de Sobradinho, que escolherá a seu critério a melhor poesia dentro do tema, para cada categoria. As poesias não serão identificadas por nome do concorrente e sim pelo número de inscrição que consta da ficha n° 1 e n° 2 preenchidas pela Casa da Cultura. Os concorrentes não poderão participar da votação. Em cada urna terá uma lista com o nome dos participantes do concurso por categoria, assim o zelador das urnas poderá identificar o votante. O votante somente poderá votar uma vez, e anotará o seu nome e n° de documento em uma lista de votantes.
            O público julgará as poesias inscritas e colocará o voto na urna exclusiva para cada categoria. Está urna somente será aberta para contagem dos votos no dia da desidentificação, dia 03 de junho de 2011, pela manhã, na Casa da Cultura, em seção aberta ao público, com a presença da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto ou representante, Secretario do Agricultura e Meio Ambiente e/ou Diretor de Meio Ambiente, de membros do Conselho Municipal da Cultura e da mídia local. Serão desidentificados as três (3) poesias mais votadas pelo público em cada categoria.
Obs.: Será desclassificada a poesia que for considerada cópia de poesia de outro autor, Lei dos direitos autorais.

PREMIAÇÃO:
            A poesia mais votada em cada categoria será publicada no Blog da Casa da Cultura http://casadacultura-sobradinho-rs.blogspot.com/, com sua autoria e imagem, e o professor. Também poderá ser publicada na mídia local. Para isto ao inscrever-se o concorrente automaticamente está autorizando a sua publicação e a divulgação de seu nome.
O vencedor de cada categoria receberá como prêmio livros, a publicação da poesia e Certificado de Participação, e seu professor ou tutor receberá um livro da Academia Centro Serra de Letras e ambos terão o seu nome e imagem divulgado. Os colocados em 2° e 3° lugar terão seus nomes citados na entrega dos prêmios e publicados no blog da Casa da Cultura.
A premiação será entregue no dia 03 de junho de 2011 - sexta-feira, na Semana do Meio Ambiente, com a presença dos vencedores e professores indicados por ele, de autoridades municipais, de membros do Conselho Municipal de Cultura e membros da Academia Centro Serra de Letras, na Praça 3 de Dezembro em caso de chuva, na Casa da Cultura.

DISPOSIÇÕES FINAIS
Através da inscrição p concorrente está autorizando a promotora Casa da Cultura a divulgar a sua poesia, o seu nome e sua imagem, juntamente com o nome do professor indicado na ficha de inscrição n° 2. Não serão aceitas inscrições fora do prazo. Ao inscrever-se o concorrente atesta estar ciente as normas descritas neste regulamento e isto implica na aceitação irrestrita destas normas.

ENDEREÇO:
CASA DA CULTURA
Av. João Antonio, 381, Centro, Sobradinho, RS
Fone: (51) 3742 1804

MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO:

Concurso Municipal Estudantil de Poesia                FICHA N.º 1 – INSCRIÇÃO 
Número de Inscrição
001
Titulo da Poesia:
Categoria:  (   ) EF Anos Iniciais   (   ) EF Anos Finais   
                   (   ) Ensino Médio e Técnico de Nível Médio         (   ) Ensino Superior
Série:                                  Data de Nascimento:........./......../.......
........................................................................................................................................

Concurso Municipal Estudantil de Poesia             FICHA N.º 2 – IDENTIFICAÇÃO
Número de Inscrição
001
Titulo da Poesia:
Nome do Concorrente:
Escola ou Universidade:
Endereço do concorrente:

Telefone:
Data de Nascimento:........./......../.......
Professor ou tutor:
Categoria:  (   ) E.F. Anos Iniciais   (   ) E.F. Anos Finais   (   ) Ensino Médio e Técnico de Nível Médio  
                  (   ) Ensino Superior                                                          Série:.........................................



Obs.: Não usar este modelo para fazer a sua inscrição. As fichas para inscrição já estarão com o n° de inscrição preenchido pela Casa da Cultura.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

19º Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese

DIVULGADOS OS VENCEDORES DO 18º CONCURSO LITERÁRIO JORNALISTA VALACIR CREMONESE – 2022.

18º Concurso Literário “Jornalista Valacir Cremonese” – Centro Serra- 2022