2° CONCURSO MUNICIPAL ESTUDANTIL DE POESIA
ALUSIVO AO DIA DA POESIA (14/03) E
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (05/06)
DIA DA ÁRVORE (21/09)
Fonte imagem: http://www.ead.pucrs.br/biblioteca/bibliotecadigital/literatura15.htm

PROMOÇÃO:
Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal Profa. Felícia Almeida Forzen Vidal.

APOIO:
Prefeitura Municipal de Sobradinho - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Conselho Municipal de Cultura, Academia Centro Serra de Letras, Escolas Municipais e Estaduais de Sobradinho, Polo Regional de Ensino Superior à Distância de Sobradinho, Universidade de Santa Cruz do Sul-Campus Sobradinho e Meios de Comunicação.

OBJETIVO:
Promover o gosto pela poesia, valorizar a expressão literária, despertar o interesse dos estudantes pela escrita criativa, refletir sobre “A saúde e o meio ambiente”.

DATAS:
1) Lançamento do Concurso dia 18 de abril de 2012, às 13h30min.- na Sala de Reunião do Centro Administrativo Municipal.
2) Semana do Meio Ambiente em Sobradinho – de 1° de junho a 06 de junho de 2012.
3) Inscrições – de 19 de abril a 15 de junho de 2012.
4) Julgamento – público de 02 de julho a 21 de setembro de 2012 (Dia da árvore) em locais públicos.
5) Desidentificação dos vencedores – 24 de outubro de 2012 - na reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura.
6) Premiação – 11 de novembro de 2012 – 18ª Feira do Livro de Sobradinho.


REGULAMENTO

1) TEMA:
                A saúde e o meio ambiente.

2) GÊNERO LITERÁRIO:
                Poesia.

3) QUEM PODE PARTICIPAR: Estudantes das escolas públicas municipais e estaduais de Sobradinho, Universidades e Pólos de EAD de Sobradinho. Não podem participar as pessoas diretamente ligadas ao recebimento das inscrições.

4) CATEGORIAS:
4.1) Ensino Fundamental – Anos Iniciais;
4.2) Ensino Fundamental – Anos Finais;
4.3) Ensino Médio e Técnico de Nível Médio;
4.4) Ensino Superior.

5) INSCRIÇÕES:
5.1) As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na Casa da Cultura – Biblioteca Pública Municipal - Profa. Felícia Almeida Forzen Vidal, do dia 19 de abril até o dia 15 de junho de 2012 de segunda à sexta-feira, das 8h30min. às 11 horas e das 13h às 17 horas. Não serão aceitas inscrições via Correio, nem Correio Eletrônico.
5.2) A Inscrição acontecerá com o preenchimento da Ficha de Inscrição número 1 e Ficha de Inscrição número 2, anexando a estas uma cópia da poesia concorrente (disponível na Casa da Cultura).
5.3) Na ficha n° 1 constará o número de inscrição, o título da poesia, série, idade, anexo uma cópia da poesia.
5.4) Na ficha n° 2 constará o número de inscrição, o título da poesia, o nome completo do concorrente, Escola ou Universidade onde estuda, endereço da Escola ou Universidade, nome completo do Professor ou Tutor que o auxiliou, autorização de uso da poesia e divulgação do nome e imagem do autor, declaração de autoria.
5.5) A ficha de inscrição n° 2 será colocada em uma urna, juntamente com uma cópia da poesia, que somente será aberta no dia da desidentificação.
5.6) Só poderão participar do 2° Concurso Municipal Estudantil de Poesia, estudantes do município de Sobradinho, RS. O Estudante só pode participar com uma inscrição, ou seja, uma poesia. O estudante Universitário, se desejar, poderá indicar um professor de Português/Literatura, que já foi seu professor em outra etapa da vida escolar para ser homenageado.
6) CONDIÇÕES PARA ENTREGA DAS POESIAS:
6.1) A poesia poderá ter no máximo 2 páginas, e deverá ser entregue em duas vias, uma com a ficha n° 1 e outra com a ficha n° 2.
6.2) Deve ser digitada e impressa em papel A4, com margens de 2,5cm, impressa em apenas uma face, com fonte (letra) Times New Roman ou similar, em tamanho da fonte 14 (tamanho da letra), com espaçamento entre linhas de 1,5.
6.3) Na folha da poesia só pode conter a poesia, não sendo permitido o uso do nome ou pseudônimo do autor ou outro dado que identifique de alguma maneira o autor.

7) JULGAMENTO E SELEÇÃO DOS VENCEDORES:
7.1) As poesias serão expostas de 02 de julho a 21 de setembro de 2012 (Dia da árvore) em locais públicos, para serem julgadas pelo público leitor, que escolherá, a seu critério, a melhor poesia dentro do tema, para cada categoria. As poesias expostas não serão identificadas por nome do concorrente e sim pelo número de inscrição que consta da ficha n° 1 e n° 2 preenchidas pela Casa da Cultura. Os concorrentes não poderão participar da votação. Em cada urna terá uma lista com o nome dos participantes do concurso por categoria, assim o zelador das urnas poderá identificar o votante. O votante somente poderá votar uma vez, e anotará o seu nome e n° de documento em uma lista de votantes.
7.2) O público julgará as poesias inscritas e colocará o voto na urna exclusiva para cada categoria.
7.3) Está urna será aberta para contagem dos votos pela Casa da Cultura no dia da desidentificação, dia 24 de outubro de 2012, a desidentificação será realizada na Casa da Cultura, durante a Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Cultura em seção aberta ao público, com a presença da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, do Diretor de Meio Ambiente e da mídia local. Serão desidentificadas as três (3) poesias mais votadas pelo público em cada categoria.
7.4) Será desclassificada a poesia que for considerada cópia de poesia de outro autor, conforme Lei dos direitos autorais (Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998).

8) PREMIAÇÃO:
8.1) As três poesias mais votadas, pelo público leitor, em cada categoria, serão publicadas no Blog da Casa da Cultura http://casadacultura-sobradinho-rs.blogspot.com/, com sua autoria e imagem, e o professor ou tutor indicado na inscrição. Também poderá ser publicada na mídia local.
8.2) Ao inscrever-se o concorrente automaticamente está autorizando a sua publicação e a divulgação de seu nome.
8.3) Os autores das três poesias mais votadas pelo público leitor, em cada categoria receberão como prêmio medalhas de acordo com a colocação. 
8.4) Em caso de empate, o voto de desempate será dado pelo conselho municipal de cultura.
8.5) A premiação será entregue no dia 11 de novembro de 2012 - domingo, na 18ª feira do Livro de Sobradinho e 6ª Ferarte, na Praça 3 de dezembro.

9) DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1) Através da inscrição o concorrente está autorizando a promotora Casa da Cultura a divulgar a sua poesia, o seu nome e sua imagem, juntamente com o nome do professor indicado na ficha de inscrição n° 2, também declara ser o autor da poesia,
9.2) Não serão aceitas inscrições fora do prazo. Ao inscrever-se o concorrente atesta estar ciente as normas descritas neste regulamento e isto implica na aceitação irrestrita destas normas.


10) ENDEREÇO:
CASA DA CULTURA
Av. João Antonio, 381, Centro, Sobradinho, RS
Fone: (51) 3742 1804

FICHA DE INSCRIÇÃO: Adquirir na Casa da Cultura
Obs.: Não usar este modelo para fazer a sua inscrição. As fichas para inscrição já estarão com o n° de inscrição preenchido pela Casa da Cultura.

Concurso Municipal Estudantil de Poesia                FICHA N.º 1 – INSCRIÇÃO 
Número de Inscrição
001
Titulo da Poesia:

Categoria:  (   ) EF Anos Iniciais   (   ) EF Anos Finais   
                   (   ) Ensino Médio e Técnico de Nível Médio         (   ) Ensino Superior
Série:                                  Data de Nascimento:........./......../.......
........................................................................................................................................

Concurso Municipal Estudantil de Poesia             FICHA N.º 2 – IDENTIFICAÇÃO
Número de Inscrição
001
Titulo da Poesia:

Nome do Concorrente:

Escola ou Universidade:
Endereço do concorrente:

Telefone:
Data de Nascimento:........./......../.......
Professor ou tutor:
Categoria:  (   ) E.F. Anos Iniciais   (   ) E.F. Anos Finais   (   ) Ensino Médio e Técnico de Nível Médio  
                  (   ) Ensino Superior                                                          Série:.........................................
Eu  __________________________________________________________ autorizo a publicação d poesia inscrita neste concurso, bem como autorizo a divulgação de meu nome e imagem e declaro ser de minha autoria.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

19º Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese

DIVULGADOS OS VENCEDORES DO 18º CONCURSO LITERÁRIO JORNALISTA VALACIR CREMONESE – 2022.

18º Concurso Literário “Jornalista Valacir Cremonese” – Centro Serra- 2022